Alguns logotipos utilizados em filmes

BlogComments (0)

Existem incontáveis formas de dar identidade a um filme, seja no estilo do roteiro, da direção, atuação, fotografia, música, enfim… vocês já entenderam. Mas uma das formas que não é tão utilizada, embora mostre ser realmente infalível, é dar identidade a um filme por seu logotipo. Então vamos ver alguns dos melhores logotipos de filmes?

 

10 – Bastardos Inglórios

Consegue contar o enredo do filme sozinho, mostrando o quanto o símbolo da ditadura de Hitler está sob ataque (situação que se transfere às pessoas nofilme). A fonte também é muito bem utilizada, com falhas nas letras perto de onde a oliva da ditadura está sendo atacada.

09 – Alice no País das Maravilhas

Esse logo honestamente só funciona em inglês, pois o tamanho do título nacional deixou ele consideravelmente feio. A fonte divertida e ligeiramente confusa também retrata bem o estilo do filme. Destaque para o coração na letra “a”, o símbolo da Rainha de Copas.

08 – A Família Addams

As garras de monstro nos floreios das letras são apenas um charme para esse logo que, ao apenas usar uma fonte em estilo medieval, já consegue retratar toda a linha de comportamento desta família que foi tão injustiçada nos cinemas.

07 – 007 – Cassino Royale

Quem não entende de logotipo diz “ficou mais estiloso e com mais sentido só o número ‘7’”. Quem entende de logotipo, nem que seja só um pouco, ri na cara dessas pessoas. E olha que os dois “0” ainda estão em negrito. O Estilo foi repetido no filme seguinte, dando ainda mais destaque ao número completo para que ninguém deixasse de reparar.

06 – Indiana Jones

É o maior logotipo adaptado na história do cinema, uma vez que o primeiro filme da série não trazia o nome de Jones em seu título, mas o logotipo já estava lá, na palavra “Raiders”. Com a sequência, Jones passou a dar título a todos os filmes da saga, inclusive o primeiro. Vários foram os que copiaram depois esse logotipo, mas ele é simplesmente indiscutível.

05 – Guerra nas Estrelas

Embora não seja muito fã do pai do fandom, tendo eu mesmo passado por situação bastante complicada no cinema ao fim do terceiro filme da nova trilogia, eu sempre reconheci a importância do logotipo de Guerra nas Estrelas, pois foi o primeiro logotipo de filme a aparecer nas prateleiras das lojas não apenas na sessão de VHS, mas também nos brinquedos, roupa de cama e banho, fantasias, etc. Também sempre gostei da ideia de continuidade que o logo me dá ao puxar a serifa do R de “Star” para ficar emparelhada com a do S de “Wars”, dá a ideia de uma seta.

04 – Monstros S.A.

Esse logo consegue ser charmoso, passar por logotipo de empresa e colocar um único olho em seu logo. Além disso consegue criar uma sensação de quase ternura. Merece todo o reconhecimento do mundo.

03 – A.I. – Inteligência Artifical.

Houve recentemente uma bela discussão para saber se o filme é bom ou bomba, mas algo é indiscutível. O logo é o máximo. Não apenas por usar o personagem principal, mas por deixar bem claro que ele se destaca do restante.

02 – O Poderoso Chefão

Vamos deixar de lado a tradução do título e focar em toda a questão manipuladora por trás da cortina que é presente o tempo todo no filme e excelentemente retratada no logotipo. Merece o pódio sempre.

01 – De Volta Para o Futuro

 
O logo é um degradê de amarelo com laranja com contorno azul, tinha tudo para ser a coisa mais brega já criada, usa uma seta só pra preencher o espaço que sobre na primeira linha aproveitando pra dar a ideia do filme. E mesmo assim o logo é o máximo! É impossível olhar para ele e não desejar dar de cara com uma Delorean equipada com Capacitor de Fluxo.
Share Button

» Blog » Alguns logotipos utilizados em filmes

, 15 de abril de 2013

Comments are closed.