+55 11 2985.9594
Rua Juan Gonzales Vila, 166 - Interlagos - São Paulo - SP
Segunda - Sexta: 9:00 am - 17:00 pm

Logomarca ou Logotipo? Afinal qual é a expressão correta?

6 janeiro 2016 Posted by arboCriativa Blog

Neste pequeno artigo, nosso diretor de criação, Danillo S. Aiosi, esclarece as dúvidas que são geradas ao pronunciarmos termos desta natureza. É sempre uma incógnita quando dizemos Logomarca…será que é o termo correto? Confira…

Este tema (e termo) já foi bruto de artigos, debates, matérias, blogs, discussões em mesas de bar e em corredores de faculdades. Confesso, porém, que ainda me irrito ao ouvir essa maldita palavra “logomarca”. Vamos tentar chegar a um consenso e banir de vez esse monstro da nossa linguagem diária.

A designer e autora Ana Luísa Escorel fala e, seu livro “O efeito multiplicador do design” que a palavra em questão não existe: “…Qual seria o sentido dessa genuína invenção brasileira? Logomarca quer dizer absolutamente nada… A palavra “logos”, vem do grego significando conhecimento e também palavra. Portanto, logomarca significaria “palavra-marca” ou “palavra-conhecimento”, o que não faz sentido algum.”

Eu concordo plenamente com ela. Ao analisarmos outras nomenclaturas básicas que usamos para dissecar uma marca, percebemos isso claramente:

  • LogotipoLogos em grego quer dizer conhecimento, e também palavra. Typos vem do latim e quer dizer padrão e também grafia. Portanto, grafia-da-palavra ou palavra-padrão. Define o nome da empresa. Toda empesa ou instituição que se prezes deve ter um logotipo. Até nós temos nossa assinatura como logotipo.
  • Símbolo– do latim Symbolium, aquele que representa ou substitui. Nem todas as empresas tem símbolo, como Coca-Cola e Nokia.
  • Símbolo gráfico– também conhecido como 5º elemento de determinadas marcas. No caso da Coca, a garrafa e a onda funcionam como um substituto à marca, sem entretanto, se incorporarem na assinatura institucional.
  • Marca– refere-se ao conjunto visual e de valores de uma empresa.

Será que ainda preciso falar alguma coisa sobre este assunto? Aonde então entraria essa nova palavra: Logomarca? Para os estudantes de semiótica, esse tema é um prato cheio. Famosos já discorreram sobre esse assunto. Mesmo assim, parece que boa parte dos designers continua insistindo em usar a expressão errada. Acredito que devemos sempre observar o conteúdo do nosso discurso diário, tomando cuidado com a linguagem falada e escrita. Antes de designers, somos comunicadores e temos a obrigação de nos pronunciarmos corretamente. Antes de sairmos falando qualquer bobagem e proliferando erros por aí devemos nos certificar sempre. Não adianta usar nomes complicados em inglês ou qualquer língua estrangeira para defender uma criação se, no mais básico, erra-se feio. E muito feio.

Caso, meu amigo ou minha amiga, você use esse termo em seu vocabulário, pense e mude. Antes de me tornar profissional eu também chamava marca de “logomarca”. Aprendi, refleti, mudei. Não é difícil.

por Danillo Santos Aiosi
Designer gráfico & Digital
Diretor de Marketing AESUL
Diretor de Criação&Design – Casa Maracujá

Share Button

Fale Conosco!

O nosso atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 09h às 17h. Não temos expediente sábado, domingo ou feriado. Alertamos que todos os pedidos de arte realizados tem um prazo máximo de retorno em até 72h a partir do email recebido em nosso sistema: falecom@casamaracuja.com.br

Contatos: (11) 2985-9594

"Não posso imaginar que uma vida sem trabalho seja capaz de trazer qualquer espécie de conforto. A imaginação criadora e o trabalho para mim andam de mãos dadas; não retiro prazer de nenhuma outra coisa."
Sigmund Freud