Como você escolhe as cores? Por função ou por gosto?

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Quando se planeja alguma coisa, seja uma marca, produto ou mesmo a decoração de um ambiente sempre levamos em consideração a cor que vamos utilizar. Em muitos casos seguimos nossos instintos e gostos, porém existem verdadeiros estudos sobre o efeito que cada tom gera no subconsciente das pessoas e ter esse conhecimento pode tornar sua decisão mais eficiente e o resultado mais agradável.

Antes de nos aprofundar nesse assunto, vamos analisar algumas estatísticas em relação as cores: 

87% dos consumidores citam a cor como uma das principais razões na hora de escolher um determinado produto.

93% Quando as pessoas vão às compram 93% reparam na aparência do produto, 6% em sua textura e 1% se preocupa com o som ou o cheiro.
80% Quando as pessoas vão às compram 80% acham que a cor aumenta o reconhecimento da marca.
76% Quando as pessoas vão às compram fazem um julgamento subconsciente, sobre um ambiente ou produto, dentro de 90 segundos de visualização. Cerca de 76% dessa avaliação tem base apenas na cor.
52% Quando as pessoas vão às compram 52% não retornam para uma loja, devido à sua estética mal resolvida.
42% Anúncios coloridos são lidos até 42% mais frequentemente do que os mesmos anúncios em preto e branco.
73% A cor pode melhorar a compreensão em até 73%, a aprendizagem de 55% a 68% e a leitura em 40%.

CORES PRIMÁRIAS: VERMELHO, AMARELO E AZUL

 CORES SECUNDÁRIAS: LARANJA, VERDE E ROXO

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CARACTERÍSTICAS DA COR VERMELHA

PERSONALIDADE / EMOÇÕES
• Provoca emoções fortes;
• Estimula o apetite;
• Aumenta a paixão e intensidade;
• Transmite um ar agressivo.
MARKETING
• Aumenta a frequência cardíaca;
• Cria um senso de urgência muitas vezes visto em liquidações;
• Usado para atrair os compradores impulsivos;
• Restaurantes usam para dar fome nos clientes.
EMPRESAS QUE USAM A COR VERMELHA COMO PREDOMINANTE

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CARACTERÍSTICAS DA COR AMARELA

PERSONALIDADE / EMOÇÕES
• Aumenta a alegria e o calor;
• Causa fadiga e tensão sobre os olhos;
• Estimula o processo mental;
• Incentiva a comunicação.
MARKETING
• Representa otimismo e juventude;
• Usado para atrair a atenção de clientes na vitrine;
• Desperta a alegria;
• Em conjunto com o vermelho desperta o apetite.
EMPRESAS QUE USAM A COR AMARELA COMO PREDOMINANTE

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CARACTERÍSTICAS DA COR AZUL

PERSONALIDADE / EMOÇÕES
• Associação direta com a água, paz;
• Representa calma e serenidade;
• Limita o apetite;
• Conhecida como uma cor fria.
MARKETING
• Cria um senso de segurança e confiança na marca;
• Cor preferida da maioria dos homens;
• Usada em escritórios para aumentar a produtividade;
• Em excesso pode causar depressão.
EMPRESAS QUE USAM A COR AZUL COMO PREDOMINANTE

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CARACTERÍSTICAS DA COR LARANJA

PERSONALIDADE / EMOÇÕES
• Reflete emoção e entusiasmo;
• Mostra calor;
• Alerta de cautela;
• Sexualidade, criatividade e o prazer.
MARKETING
• Representar amigável, alegre;
• Cria chamada à ação: Compre!;
• Encontrado em compradores impulsivos;
• Transmite confiança a marca.
EMPRESAS QUE USAM A COR LARANJA COMO PREDOMINANTE

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CARACTERÍSTICAS DA COR VERDE

PERSONALIDADE / EMOÇÕES
• Simboliza dinheiro;
• Denota a natureza;
• Alivia depressão;
• Usada em óculos de visão noturna, pois o olho humano diferencia mais a maioria dos tons dele.
MARKETING
• Usado para relaxar nas lojas;
• Constitui saúde;
• Símbolo de fertilidade;
• Trabalhadores em um ambiente verde têm um menor número de dores de estômago.
EMPRESAS QUE USAM A COR VERDE COMO PREDOMINANTE

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CARACTERÍSTICAS DA COR ROXA

PERSONALIDADE / EMOÇÕES
• Mostra riqueza, sucesso, sabedoria;
• Muitos reis usavam vestes roxas;
• Relacionado ao espiritual;
• Independência.
MARKETING
• Usado frequentemente em produtos de beleza;
• Usado para acalmar;
• Representa criatividade, imaginação;
• Transmite sabedoria à marca.
EMPRESAS QUE USAM A COR ROXA COMO PREDOMINANTE
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4 de janeiro de 2016

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